19 de janeiro de 2011

Doação de animais!!

Doação de Animais!

Antes de você adotar um animalzinho de estimação, deve sempre lembrar que ele vai exigir cuidados, dedicação, tempo e que ele pode viver mais de 10 anos.

Eles se apegam ao seu dono, são fiéis e amorosos.

O abandono, além de ser crime perante a Constituição brasileira, é uma crueldade.
Eles sofrem como nós: sentem frio, fome, sede, solidão, medo
.

Como cuidar de seu animalzinho

PASSEIO
Os animais que ficam presos nas correntes, devem ser levados para passear para exercitar as patas. Elas podem atrofiar e causar muita dor. O mínimo é uma vez por dia. Eles podem ser soltos no pátio também algumas horas por dia. O pátio deve ser fechado para que ele não fuja. Animais de apartamento também precisam passear no mínimo uma vez por dia. Não esqueça de recolher a sujeira com um saquinho. Vamos manter as ruas limpas! Coloque um saquinho na mão, recolha, depois vire do avesso, faça um nó e ponha no lixo.
Ao viajar, prefira durante a noite. Evite alimentar o animal antes para que não enjoe e faça algumas paradas para ele fazer as necessidades e tomar água.
Se não puder levar seu amigo, procure hotéis ou pessoas que gostem de animais para cuidar deles durante sua viagem e se for viajar de aviões, procure se informar sobre companhias aéreas que permitam levar seu animal no compartimento de passageiros, não de carga.
Peiteiras são melhores que coleiras para passear com seu cachorro, evitam que ele machuque o pescoço. Cães de grande porte devem ser conduzidos por adultos e cães de raças agressivas devem usar focinheira para evitar acidentes. Não passeie com seu cão solto, ele pode se assustar com alguma coisa e ser atropelado ou se perder.
Evite passear com filhotes que ainda não tenham as 3 doses da vacina óctupla.
Os animais que ficam presos nas correntes, devem ser levados para passear para exercitar as patas. Elas podem atrofiar e causar muita dor. O mínimo é uma vez por dia. Eles podem ser soltos no pátio também algumas horas por dia. O pátio deve ser fechado para que ele não fuja. Animais de apartamento também precisam passear no mínimo uma vez por dia. Não esqueça de recolher a sujeira com um saquinho. Vamos manter as ruas limpas! Coloque um saquinho na mão, recolha, depois vire do avesso, faça um nó e ponha no lixo.
HIGIENE
Banhos em filhotes devem ser dados a partir de 45 dias de idade. Adultos podem ser banhados uma vez por mês. Deve-se secar bem o animal, usar sabão neutro ou shampoo para animais, evitar molhar os olhos e as orelhas. Evite dar banho no seu amigo em dias muito frios ou em locais onde há vento, ele pode pegar uma pneumonia.
Escove seu gato e seu cão com freqüência para retirar os pêlos mortos.
Gatos fazem suas necessidades em caixas que contenham areia especial, à venda no mercado. Os gatos são muito higiênicos e por isso mantenha a caixa de areia sempre limpa. Gatos precisam de brinquedos onde eles possam afiar suas unhas, assim ele não atacará os móveis da sua casa e adoram tomar água sempre fresquinha.
CASINHA
Se seu cãozinho for morar no pátio, providencie uma casinha. Procure manter o local limpo, a grama cortada, onde ele possa tomar sol e descansar na sombra. Se ele for ficar preso na corrente, esta deve ser leve e longa. Você pode colocar um fio e prender a corrente, para que ele possa se exercitar. Ele pode ter paninhos dentro da casinha, mas estes devem ser lavados com freqüência. Não coloque a casinha longe da sua casa, eles gostam de observar o movimento da família. Se seu cãozinho for morar no pátio, providencie uma casinha. Procure manter o local limpo, a grama cortada, onde ele possa tomar sol e descansar na sombra. Se ele for ficar preso na corrente, esta deve ser leve e longa. Você pode colocar um fio e prender a corrente, para que ele possa se exercitar. Ele pode ter paninhos dentro da casinha, mas estes devem ser lavados com freqüência. Não coloque a casinha longe da sua casa, eles gostam de observar o movimento da família.

ALIMENTAÇÃO
Seu cão e seu gato devem ser alimentados com ração. Elas contêm tudo o que seu animal precisa. Os filhotes necessitam ração específica para sua idade de devem ser alimentados mais que os adultos, estes devem comer uma ou duas vezes por dia. Não coloque muita ração no pratinho, ela pode estragar ou ser atacada por formigas.
Eles precisam de água fresca sempre a disposição. Procure manter o potinho da água e da ração limpinhos e protegidos do sol e da chuva. Recolha a ração durante a noite para evitar os roedores, causadores da leptospirose. Existem biscoitos e petiscos no mercado para cães e gatos, eles adoram e ossos de gado é uma boa opção para eles limparem os dentes e se distraírem. Nunca dê leite, ossos de galinha, doces e salgadinhos. Respeite seu amigo quando ele estiver comendo.


EDUCAÇÃO
Os animais precisam ser educados, quanto mais cedo melhor. Precisam saber quem manda e o que eles podem ou não podem fazer(subir no sofá, pular nas pessoas, fazer as necessidades no lugar certo, etc). Sempre elogie quando ele fizer certo e procure não bater quando ele fizer errado. Carinho, paciência e dedicação, estes são os segredos para educar seu amigo.Os animais precisam ser educados, quanto mais cedo melhor. Precisam saber quem manda e o que eles podem ou não podem fazer(subir no sofá, pular nas pessoas, fazer as necessidades no lugar certo, etc). Sempre elogie quando ele fizer certo e procure não bater quando ele fizer errado. Carinho, paciência e dedicação, estes são os segredos para educar seu amigo. Os animais precisam ser educados, quanto mais cedo melhor. Precisam saber quem manda e o que eles podem ou não podem fazer(subir no sofá, pular nas pessoas, fazer as necessidades no lugar certo, etc). Sempre elogie quando ele fizer certo e procure não bater quando ele fizer errado. Carinho, paciência e dedicação, estes são os segredos para educar seu amigo.Os animais precisam ser educados, quanto mais cedo melhor. Precisam saber quem manda e o que eles podem ou não podem fazer(subir no sofá, pular nas pessoas, fazer as necessidades no lugar certo, etc). Sempre elogie quando ele fizer certo e procure não bater quando ele fizer errado. Carinho, paciência e dedicação, estes são os segredos para educar seu amigo.
IDENTIFICAÇÃO
Procure colocar uma medalhinha na coleira do seu animal de estimação contendo o nome dele, o endereço e o telefone. Se seu animal se perder, anuncie no jornal, fale com vizinhos, procure ele na Soama.
Cães suam pela língua e sentem mais calor que nós por causa do pêlo. Não deixe seu amigo fechado no carro, procure uma sombra e deixe uma fresta na janela. Em dias quentes, deixe seu amigo em casa.
Em caso de hospitalização ou morte de uma pessoa da família ou amigo que viva com um animal, procure alguém que cuide dele na ausência do dono.
Cachorros e gatos em sítios precisam do mesmo cuidado dos animais em casas e apartamentos. Observe o tratamento que seu caseiro dispensa ao seu animal.
Cães ficam apavorados com estampidos, rojões, trovões e raios. Sua audição é quatro vezes melhor quer a nossa. Em época de festas, procure ficar com seu amigo dentro de casa pois ele pode fugir, se perder ou se machucar tentando.
Pássaros não deveriam ser aprisionados em gaiolas, mas se você tem algum, compre uma gaiola grande, proteja o passarinho do frio, limpe os potinhos de água e comida freqüentemente, troque sempre o jornal, mantenha-o em ambiente protegido de chuva e permita que ele pegue sol. Se possível, tenha dois, em gaiolas separadas para eles fazerem companhia um ao outro. Animais exóticos exigem muitos cuidados especiais. Pense muito antes de comprar um.
Não compre animais silvestres em feiras ou nas estradas. É um crime. O tráfico de animais é cruel, a maioria dos animais é separado dos pais e morrem por maus tratos.
Não solte seu amigo para passear sozinho, não seja um dono irresponsável. Ele pode ser atropelado, adquirir doenças, ser mal tratado, envenenado ou recolhido pelo Centro de Zoonoses e pode ser sacrificado. Leve você ele para passear, com guia, diariamente e não esqueça de levar um saquinho para recolher a sujeira que fizer.

SAÚDE
Vacinas são muito importantes para manter seu amigo saudável. Tenha sempre a carteirinha de vacinação em dia. Evite passear com seu filhote e levá-lo para tomar banho em pet shops e estéticas antes dele receber as 3 doses da vacina óctupla.
É muito importante prestar atenção no seu amigo: se ele não come, alguma ferida na pele, coceira constante, sangue nas fezes, etc. Qualquer sintoma que não seja normal, leve ele ao veterinário. Não espere, quanto mais cedo ele for medicado, mais rápido será a cura.
No verão, procure no pêlo de seu animal por carrapatos. Eles causam uma doença grave. A sarna tem cura. Existem vários tipos e somente uma afeta o ser humano. O veterinário tem o melhor tratamento para a cura. Cuidados com cães e gatosVacinas são muito importantes para manter seu amigo saudável. Tenha sempre a carteirinha de vacinação em dia. Evite passear com seu filhote e levá-lo para tomar banho em pet shops e estéticas antes dele receber as 3 doses da vacina óctupla.
É muito importante prestar atenção no seu amigo: se ele não come, alguma ferida na pele, coceira constante, sangue nas fezes, etc. Qualquer sintoma que não seja normal, leve ele ao veterinário. Não espere, quanto mais cedo ele for medicado, mais rápido será a cura.
No verão, procure no pêlo de seu animal por carrapatos. Eles causam uma doença grave. A sarna tem cura. Existem vários tipos e somente uma afeta o ser humano. O veterinário tem o melhor tratamento para a cura. Cuidados com cães e gatos Vacinas são muito importantes para manter seu amigo saudável. Tenha sempre a carteirinha de vacinação em dia. Evite passear com seu filhote e levá-lo para tomar banho em pet shops e estéticas antes dele receber as 3 doses da vacina óctupla.
É muito importante prestar atenção no seu amigo: se ele não come, alguma ferida na pele, coceira constante, sangue nas fezes, etc. Qualquer sintoma que não seja normal, leve ele ao veterinário. Não espere, quanto mais cedo ele for medicado, mais rápido será a cura.
No verão, procure no pêlo de seu animal por carrapatos. Eles causam uma doença grave. A sarna tem cura. Existem vários tipos e somente uma afeta o ser humano. O veterinário tem o melhor tratamento para a cura. Cuidados com cães e gatos. Vacinas são muito importantes para manter seu amigo saudável. Tenha sempre a carteirinha de vacinação em dia. Evite passear com seu filhote e levá-lo para tomar banho em pet shops e estéticas antes dele receber as 3 doses da vacina óctupla.
É muito importante prestar atenção no seu amigo: se ele não come, alguma ferida na pele, coceira constante, sangue nas fezes, etc. Qualquer sintoma que não seja normal, leve ele ao veterinário. Não espere, quanto mais cedo ele for medicado, mais rápido será a cura.
No verão, procure no pêlo de seu animal por carrapatos. Eles causam uma doença grave. A sarna tem cura. Existem vários tipos e somente uma afeta o ser humano. O veterinário tem o melhor tratamento para a cura. Cuidados com cães e gatos
A importância da vermifugação:
Os problemas de parasitoses intestinais são hoje um dos principais motivos de consultas em clínicas veterinárias. Os filhotes de cães e gatos são as principais vítimas dessas doenças, cuja importância pode variar de um simples distúrbio digestivo ou de crescimento até a morte do animal nos casos mais graves.
Além dos prejuízos que as parasitoses causam nos animais, o risco de transmissão para o homem deve ser considerado com seriedade, já que a relação entre o homem e o animal é cada vez mais próxima. Na hora de escolher um vermífugo, é importante levar em conta a segurança do produto e a eficácia contra todas as fases de desenvolvimento dos parasitas, sejam ovos, larvas ou adultos. Filhotes devem receber dose de vermífugo de 15 em 15 dias até completar 4 meses de idade. Depois, já adultos, devem receber a dose a cada 4 meses. Leve seu animal regularmente ao Médico Veterinário e não dê medicamentos sem orientação profissional.
Ouvidos e Dentes: procurar sempre limpar os ouvidos após o banho ou uma vez por semana, evitando a formação de otites (muito comum em raças de orelhas caídas), e a escovação dentária também se faz necessário (de preferência uma vez ao dia com escova e creme dental especiais para pequenos animais), pois problemas como tártaro são muito prejudiciais podendo causar até cardiopatias.
DOENÇAS
Caso seu cão tenha morrido de doença contagiosa, espere antes de adquirir outro, pois você poderá estar condenando seu novo amigo à morte. Algumas doenças ficam no ambiente onde o animal vivia, às vezes por muitos meses. Portanto, se você teve algum animal morto ou doente por moléstia contagiosa, converse com seu veterinário, antes de adquirir um outro mascote, principalmente se este for um filhote ou ainda não vacinado
.



Cuide muito bem de seu bichinho...
Ele vai te fazer muito feliz!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe - me um comentario, eu responderei com muita alegria (: